FumanchúWebRádio

fan page

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Uruçuí: menores ficam isolados para evitar agressões no Ceip

Diante da gravidade do ato infracional cometido pelos três adolescentes que teriam praticado estupro coletivo de uma garota grávida e depois degolado seu namorado, em Uruçuí, a Secretaria estadual de Assistência Social e Cidadania (Sasc) resolveu internar os menores em alojamentos isolados dos outros internos.
A medida quer evitar agressão semelhante a sofrida por um dos envolvidos no estupro coletivo em Castelo do Piauí, que foi espancado até a morte por companheiros de internação.
Os dois adolescentes de 16 anos e o outro de 13 estão internados no Centro de Internação Provisória (Ceip), na zona Sudeste de Teresina, desde a última sexta-feira (5). Luciano Teles, diretor das Unidades de Atendimento Socioeducativo da Sasc, esclarece que a secretaria estava preocupada com a reação dos outros internos quando os menores chegassem na unidade. 
"Os menores já estavam esperando a chegada deles de uma forma nada calorosa. Tomamos cuidado para eles não terem conhecimento que eles já tinham chegado na unidade. Foi um trabalho que a gente fez em sigilo total", conta o diretor.
A Sasc orientou a direção do Ceip e aos socioeducadores que mantenham os adolescentes da forma mais discreta possível na unidade, com uma atenção diferenciada. "Queremos evitar o que aconteceu no caso de Castelo do Piauí", acrescenta o diretor.
Os menores ficarão no Ceip por até 40 dias, enquanto aguardam a decisão do juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude, Antônio Lopes. Em seguida,  os adolescentes evem ser tranferidos para o Centro Educacional Masculo (CEM). 
Rotina
Sobre a rotina dos adolescentes no Ceip, o diretor conta que o infratores farão atividades iguais aos outros internos. 
Após as refeições diárias, os menores terão aulas escolares, participarão de atividades físicas e cursos profissionalizantes. 
"A preocupação é que o menor que está sob nossa tutela saia das nossas unidades com um certificado profissionalizante", conta o diretor. 
Izabella Pimentel (Com informações da TV Cidade Verde)
Especial para o cidadeverde.com
redacao@cidadeverde.com 
Postar um comentário