fan page

Federação das Industrias do Estado do Piauí

Federação das Industrias do Estado do Piauí

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Lula não passaria nem para o segundo turno, caso disputasse eleições, sugere pesquisa

Imprensa Viva

O ex-presidente Lula continua blefando da cadeia. O que se pode depreender com base nas últimas pesquisas de intenções de votos, é que o petista, embora figure em primeiro lugar isolado, o fato de quase 60% dos eleitores não manifestarem qualquer preferência revela uma apatia que pode deixar de existir, caso o condenado fosse liberado para disputar as eleições de outubro.

Lula aparece com 21% das intenções de votos num universo de apenas 40% dos eleitores, de acordo com a última pesquisa do Ibope. Isto significa que o petista possui a preferência de apenas 8% de intenções de votos, considerando todos os eleitores do país. De acordo com a pesquisa, 59% dos entrevistados não nominaram um candidato.

É possível intuir que a maior parte daqueles que não nominaram nenhum candidato não votariam em Lula de jeito nenhum. Num cenário com a participação do condenado, é razoável imaginar que muitos destes indecisos escolheriam um outro candidato qualquer apenas para impedir que Lula chegasse ao segundo turno. A presença de Lula na disputa poderia funcionaria como um fator motivador para muitos eleitores que se tornariam dispostos a votar apenas para inviabilizar a candidatura de Lula.

Este aspecto, que não pode ser aferido por qualquer pesquisa de opinião, em tese, praticamente invalida a inserção do nome de Lula em qualquer pesquisa eleitoral para um eventual segundo turno.
Postar um comentário